Esses Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, como gás, álcool, produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas.

O Transporte Dutoviário pode ser dividido em:
Oleodutos: são produtos transportados tais como: petróleo, óleo, combustível, gasolina, querosene, nafta e entre outros.
Minerodutos: Minério de ferro, Concentrado fosfático, Sal-gema entre outros.
Gasodutos: cujo é o transporte de gás natural.
Temos alguns tipos de Dutos:
Subterrâneos: São aqueles que são enterrados para serem protegidos contra acidentes provocados por outros veículos, máquinas agrícolas e também contra o vandalismo de moradores vizinhos próximos da linha Dutoviária.
Aparentes: São aqueles visíveis, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento.
Submarinos: São denominados aqueles que a maior parte está submerso no fundo do mar. Este método é mais utilizado no transporte da produção do petróleo de plataformas marítimas.
Algumas empresas com Modal:
PETROBRÁS: dispõem de extensa rede de oleodutos, gasodutos e polidutos (cerca de 7.000 km) que interligam campos petrolíferos, terminais marítimos e terrestres, bases de distribuição, fábricas e aeroportos.
CTDUT (Centro de Tecnologia de Dutos): Laboratório que fazem pesquisas destinadas a testes de produtos, equipamentos e sistemas, utilizados na malha dutoviária.


Logística Aplicada. Disponível em: <https://logisticaaplicada.wordpress.com/2012/05/18/modal-dutoviario/>. Acesso em: 17 Ago. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog