Informação Importante
Transporte Dutoviário de Combustível no Brasil:
As perspectivas do setor nacional de petróleo e gás
para os próximos anos são auspiciosas e desafiadoras. A Petrobras anunciou, em
seu Plano Estratégico 2030, uma produção de 4,2 milhões de barris de petróleo
por dia (Mbpd) para 2020, ressaltando que a média de 2013 foi de 1,93 Mbpd
(PETROBRAS, 2014). Para esse período, os investimentos planejados são de US$
220,6 bilhões, incluindo não apenas o aumento da produção de petróleo e gás,
como também a elevação de 76% da capacidade de refino de petróleo e da consequente
produção de seus derivados. A Figura 1 mostra as datas de início das operações
das novas refinarias e sua contribuição para a capacidade de refino do Brasil.
Figura
1 – Início da operação das novas refinarias da Petrobras e suas capacidades de
refino de petróleo
Fonte: Petrobras e ANP
Fonte: Petrobras e ANP
Hoje, o Brasil importa volumes significativos de
combustíveis, principalmente óleo diesel e gasolina, reflexo do aumento
contínuo da demanda por estes produtos e de uma oferta nacional insuficiente. O
crescimento da demanda por óleo diesel, principal produto ofertado pelas novas
refinarias, está associado ao crescimento econômico do país e ao consequente
aumento da utilização dos modais ferroviário, rodoviário e marítimo, assim como
da mecanização crescente do setor agrícola, grandes consumidores de diesel.
Frotas antigas e a expansão das fronteiras agroindustriais do
país, distantes dos centros de consumo e exportação, também contribuem para o
aumento da demanda. Ainda assim, o mercado por este produto alcançará a
autossuficiência e o país passará de importador a exportador do produto. A
gasolina, sem adicionais significativos de produção previstos, ainda que com a
introdução das novas refinarias, precisará de volumes de importações maiores a
cada ano para suprir um crescimento estimado entre 72% e 76% no próximo
decênio.
Esse
aumento está diretamente associado ao crescimento esperado da frota nacional de
veículos leves (ILOS, 2014). Portanto, esse cenário prevê mudanças nos fluxos
logísticos desses produtos, com a necessidade de escoamento dos grandes volumes
de impor tação nos terminais marítimos, da produção das refinarias para os
centros de consumo no país, criando oportunidades de investimentos em meios
mais adequados de transporte de combustíveis, como os dutos.
No
Brasil, o modal rodoviário é preponderante na matriz agregada de transporte,
sendo responsável por movimentar 67,4% do total de volume de carga no país,
contra apenas 3% do modal dutoviário (ILOS, 2013). Entretanto, essa proporção
não se mantém no setor de petróleo e gás, no qual o transporte dutoviário é
considerado estratégico em diversas etapas da cadeia logística, por ser mais
competitivo que os outros modais.
Essa
competitividade se estabelece à medida que existe a necessidade de transporte
contínuo de grandes volumes de fluidos, de um ponto de oferta a um ponto de
demanda, com os dutos entregando um alto grau de confiabilidade por não se
sujeitarem a incertezas meteorológicas ou congestionamentos. Os grandes volumes
transportados e os baixos custos variáveis característicos do modal compensam
os altos investimentos necessários para a construção e implantação de uma malha
de dutos, como equipamentos, mão de obra, desapropriações e direito de acesso
às terras.
A
relevância desse modal para o abastecimento nacional de combustíveis é
expressiva em razão do descasamento entre os locais de produção e consumo no
país. Atualmente, 63% da produção nacional desses produtos concentra-se na
Região Sudeste, enquanto a mesma região representa 44% do consumo nacional. Em
contrapartida, a Região Centro-Oeste não abriga nenhuma refinaria e é
responsável por 11% do consumo (ANP, 2014). O duto Osbra, que conecta a
Refinaria de Paulínia (Replan), no estado de São Paulo, ao Terminal Terrestre
de Brasília, tem capacidade para transportar 887.400 metros cúbicos de combustíveis
por mês, sendo fundamental para suprir o consumo desta região.
Os
dutos nacionais são classificados como de transporte e de transferência. Os de
transporte conectam pontos de oferta a pontos de consumo, como, por exemplo,
refinarias a bases de distribuição de combustíveis. Já os dutos de
transferência são utilizados para movimentar produtos entre instalações de uma
mesma empresa.
Transporte Dutoviário de Combustíveis no Brasil: Desafios e
Oportunidades. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/transporte-dutoviario-de-combustiveis-no-brasil-desafios-e-oportunidade/>.
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