Caracterizado pela pouca flexibilidade, os gerentes que estão envolvidos funcionalmente com o Modal Dutoviário necessitam, quase obrigatoriamente, relacionarem-se com gerentes de outros modais ou funções logísticas. Essa relação, aparentemente simples, é extremamente crítica, considerando a concorrência natural entre gerentes de organizações ou departamentos distintos. A empregabilidade cresce de importância, por ser um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um gerente importante para sua organização.

Gasoduto Bolívia Brasil

O gasoduto Bolívia-Brasil foi um importante passo para o campo industrial brasileiro, gerando um aumento considerável de oferta de gás natural no país. Operado pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A - TBG, este gasoduto tem 2593 km de extensão em território nacional e 557 km na Bolívia, e custo total aproximado de US$ 2 bilhões.
 A rede de dutos atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e beneficia indiretamente Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Na construção também foram introduzidos alguns avanços que tem permitido o aumento da velocidade de sua instalação. O principal avanço tem sido na utilização, cada vez maior, de aços especiais, obtendo-se tubos mais resistentes e mais leves. A solda automática, dependendo de condições específicas, também tem sido utilizada. Os revestimentos plásticos e a sua aplicação em plantas junto aos fabricantes de tubos, também têm contribuído para uma melhor qualidade e rapidez na sua execução.

Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre

O Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre foi criado para fornecer gás natural ao Estado do Rio Grande do Sul, que importa 70% do seu consumo de eletricidade, e interligar as principais bacias gasíferas do Brasil, da Argentina e da Bolívia, com investimentos de US$350milhões e, com capacidade 15 milhões de m³/dia. Com 615 km de extensão.



TRANSPORTE DUTOVIÁRIO (TDU). Disponivel em:<http://www.citamericas.org/imagens/files/livros/vol_4/livro_vol_4_cap_08.pdf>. Acesso em: 13 Ago. 2017.

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